Tive uma nova ideia, e agora?

Algo que parece muito simples acaba tirando das pessoas o prazer da realização, estou falando de planejamento.

É muito comum à maioria das pessoas e extremamente natural surgir o desejo de alcançarem algo novo em suas vidas, seja de fazer a aquisição de um bem, de fazer uma viagem, investir em um novo curso, iniciar um negócio, etc.

De fato ter novos projetos é sempre bom mas para tirá-los do papel é muito importante ter em mente três coisas:

1.  O quê?

Ter bem definido o que se quer, de forma clara e detalhada é fundamental. É preciso visualizar o que se quer antes mesmo de iniciar ou você terá dificuldades na segunda parte.

Exemplo:

  • Meu objetivo e trocar de carro. Qual será a marca, a cor, o ano, será um esportivo, os acessórios?
  • Vou viajar. Qual cidade, quanto tempo ficarei lá, inverno ou verão, praia ou fazenda?
  • Vou fazer um curso. Que curso, qual a duração, qual a motivação, onde?

Tenha o máximo de informações possíveis sobre o que você pretende fazer.

2. Como?

A partir do momento em que você cria um novo objetivo para sua vida é importante ter em mente “como” esse projeto será realizado. O que você vai precisar fazer, qual será o investimento, quanto esforço vai demandar, se isso vai depender de outras pessoas além de você e principalmente se você está disposto a dispensar atenção e dedicação, ser realmente capaz de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas para que tudo caminhe bem.

2. Quando?

O quando é uma das etapas mais importantes para alcançar seu objetivo e sua importância se dá por ele define o ponto de partida, o momento de começar e quando você pretende ter realizado o novo projeto. Também é preciso analisar se o momento é o melhor para iniciar e estar preparado para eventos que possam ocorrer durante o percurso, caso seja um projeto de médio ou longo prazo. Independente de ser um projeto de curto, médio ou longo prazo é importante que haja realmente uma data para iniciar e terminar o projeto pois uma meta sem prazo é apenas uma ideia, um desejo, um sonho que tem tudo para não ser realizado ou demorar tanto ao ponto de se tornar uma ilusão.

Sempre que pensar em fazer algo novo tenha em mente: O quê, como e quando. Siga as etapas e prepare-se para festejar a conquista.

Isso dá uma sorte!!!

Forte abraço.

Planejamento - Leonardo Oliveira - Coach