A música na adolescência

A MÚSICA NA ADOLESCÊNCIA

A música desempenha um papel importante na vida de muitos adolescentes. Pode ser uma grande saída para permanecerem ativos e se envolverem em atividades produtivas.

A música é um desabafo social e é algo que quase todos  tem em comum.

Estudos indicam que adolescentes que estão envolvidos com a música têm menor risco de se envolverem em problemas. Existem várias possibilidades para os adolescentes se expressarem através da música, como: participar da Banda da Escola, da fanfarra, do coral, ou até mesmo formando sua própria banda, onde os resultados serão sempre positivos.

Se envolver em algum projeto musical, seja na escola ou em outro local, não só fornece aos adolescentes uma atividade que beneficia,  mas também lhes ensina disciplina. A maioria dos projetos musicais terão várias práticas semanais. Isso preenche o tempo e os mantém ocupados fazendo algo produtivo e enriquecedor.

Adolescentes que estão envolvidos em projetos,  costumam fazer melhor na escola e como resultado, terão menos problemas e menos envolvimento com o crime, com as drogas, etc…  Se isso soa como algo interessante, você pode definitivamente beneficiar-se dele.

Se você tem paixão pela música, poderá então desfrutar deste espetáculo,  assim como outros adolescentes. Na verdade, é muito comum para os adolescentes  formar suas próprias bandas. É  algo que vai enriquecer a sua vida no futuro. Ser capaz de ler e tocar música pode ser muito gratificante, para você e para o público também, não irá prejudicar a sua vida social.

O tipo de música que um adolescente ouve,  terá um impacto em sua maneira de pensar e agir. 

Eles possuem gostos diferentes e nem todos os estilos os agradam. No entanto, existem músicas que tem sido conhecidas por promover a violência e comportamentos criminosos na adolescência. Tudo bem se você está apenas ouvindo, mas não leve a mensagem dela muito a sério.

Muitos adolescentes vão desfrutar de música pop. Este é o gênero mais popular entre eles. No entanto, alguns preferem rap ou heavy metal, hoje no Brasil o sertanejo universitário está em voga, e com certeza tem uma influência direta.

Muitas vezes, as canções serão sobre drogas, sexo e violência.  Então, cabe a você  e a cada um não deixar esse tipo de música afetá-lo. Idealmente, você não deve deixar essas letras ter influência negativa sobre quem você é.  Apenas aprecie a música como arte.

Alguns adolescentes vão usar a música para relaxar e reduzir o estresse, e ele pode encontrar, pois enriquece a sua vida. A  música pode ser a sua fuga e ela pode ajudá-lo a ter sucesso e, geralmente, apenas ser agradável!