Diferença entre Life Coach e Terapeuta.

Conheça os fatos existentes entre os Life Coaches (Coaches de Vida) e os terapeutas.

Um dos equívocos mais comuns sobre o Life Coaching (Coaching de Vida) é que é a terapia disfarçada – ou, pior ainda, a terapia de um médico não licenciado. Na realidade, o Coaching de Vida é verdadeiramente um serviço exclusivo projetado para ajudar os empreendedores ambiciosos a cumprir os resultados que lhes trará sucesso e realização. Aqui estão algumas das diferenças entre Coaching de Vida e terapia, e um guia básico para quando cada serviço é apropriado.

Definição de termos

Terapia, também chamado de aconselhamento ou psicoterapia, é um processo de longo prazo em que um cliente trabalha com um profissional de saúde para diagnosticar e resolver crenças problemáticas, comportamentos, problemas de relacionamento, sentimentos e, por vezes, respostas físicas. A ideia por trás da terapia é se concentrar em traumas e problemas passados para mudar hábitos autodestrutivos, reparar e melhorar relacionamentos e trabalhar com sentimentos dolorosos. Nesse sentido, a terapia se concentra no passado e na introspecção e análise.

Life Coaching ou Coaching de Vida é um processo que pode ser de longo ou curto prazo. No Life Coaching, um cliente trabalha com um Coach, que não é um profissional de saúde, a fim de esclarecer os objetivos e identificar os obstáculos ao seu sucesso bem como comportamentos problemáticos, a fim de criar planos de ação para alcançar os resultados desejados. Ele toma o ponto de partida atual do cliente como um ponto neutro aceitável e é mais baseado em ação a partir desse ponto em diante.

Semelhanças e diferenças entre Terapia e Life Coaching

Os fundamentos do Life Coaching são o que o distinguem da Terapia. Life Coaches não fazem diagnósticos, enquanto os terapeutas determinam doenças e patologias para que eles possam ser clinicamente tratados. Os terapeutas analisam o passado de seus clientes como uma ferramenta para compreender os comportamentos atuais, enquanto os Life Coaches simplesmente identificam e descrevem comportamentos problemáticos atuais para que o cliente possa trabalhar para modificá-los. Em outras palavras, os terapeutas se concentram no “porquê” e os Coaches trabalham em “como”.

Os terapeutas ajudam os clientes a explorar e compreender sua mente subconsciente e inconsciente. Sua meta nesta exploração é a compreensão profunda. Os Coaches se concentram em resultados e ações. Suas metas podem ser medidas com indicadores-chave de desempenho e resultados e metas comportamentais específicas.

Terapia e Life Coaching compartilham certas características e objetivos, no entanto. Tanto os terapeutas quanto os Coaches de Vida trabalham para permitir que os clientes façam mudanças positivas em suas vidas e se tornem mais produtivos. Enquanto os terapeutas fazem diagnóstico e tratamento de uma perspectiva de saúde, nem todos os clientes de terapia estão doentes. Muitas pessoas saudáveis procuram os serviços de ambos os terapeutas e Coaches. Terapeutas às vezes podem trabalhar com resultados específicos em mente, como a cessação de um determinado comportamento problemático.

Apesar das áreas terem objetivos similares, o trabalho e os processos do terapeuta e do Life Coach são distintos.

Sorriso - Leonardo Oliveira - Coach