Como usar o medo antes que ele te use

Medo do fracasso, medo da rejeição, receio que não sermos bom o suficiente – o medo é uma corrente comum que atravessa todas as nossas vidas. E se o deixarmos, o medo pode nos manter presos no cárcere do confortável e do previsível.

Mas também há uma maneira de o medo poder servir com um propósito valioso, ajudando-nos a romper a frustração para alcançar a vida que realmente desejamos. Isso é certo – se você permitir, o medo pode se tornar seu motivador final.

Na sua opinião, se você não tem escolha senão ter sucesso – se alcançar seu objetivo é um absoluto dever – então nada mais importa. Os sacrifícios nem serão uma questão. As desculpas ficam pela janela. Você fará o que for preciso para que isso aconteça. Ponto.

É assim que algumas das pessoas mais bem sucedidas aproveitam o medo em suas vidas. Ao invés de permitirem que o medo se arraste e sugue a vida fora de seus sonhos, sabem que o medo real é o preço que eles pagarão se não derem a seus objetivos e visões a cada pingo de energia e foco que elas têm. Elas conhecem o medo real de viver uma vida onde se estabeleceram ou comprometeram o que realmente queriam.

Como adotar essa mentalidade e perspectiva? Como viver uma vida onde o medo se torna seu aliado, não seu inimigo?

Aqui estão 5 dicas para parar de deixar o medo controlar sua felicidade e começar a usar o medo em sua vantagem:

1. DETERMINAR SE O SEU OBJETIVO É UM “DEVER”

Pergunte-se o que vai lhe custar se você não forçar o seu medo. Isso irá ajudá-lo a descobrir se o objetivo específico é ou não um “dever” e não apenas um “querer”.

Soa confuso, não é mesmo? Tente imaginar-se quando tiver 80 anos, aproximando-se do final da sua vida. Você está sentado em sua cadeira de balanço, refletindo sobre como você viveu sua vida. Agora, olhe para trás em sua vida como se você não tivesse alcançado o objetivo que você está buscando neste momento. Como isso afetou o curso de sua vida? Quais são seus arrependimentos? O que você gostaria de ter tido mais tempo para fazer? O que você gostaria de ter tentado? Existe tristeza e arrependimento? Você está se perguntando: “e se …?”

2. RECONHECE AS DESCULPAS

É fácil afastar nossas esperanças, desejos e sonhos. Nós damos desculpas: não há tempo suficiente, eu não tenho o dinheiro ou recursos, eu tenho uma família, estou muito ocupado. E nós começamos a nos esconder atrás dessas desculpas. Porque elas são reconfortantes. Estamos seguros. Mas as desculpas também o levarão de volta exatamente para onde você começou. Então lembre-se disso na próxima vez que uma desculpa flutuar em sua mente. Ao tornar-se mais consciente da tendência do seu cérebro por usar desculpas para que você não seja responsabilizado, melhor você se tornará em descartar desculpas.

3. ADOTE UM MINDSET DE CRESCIMENTO

As pessoas muitas vezes desistem do que querem, porque acreditam que alcançar seu objetivo está além das suas habilidades. Mas as pessoas mais bem sucedidas promovem uma mentalidade de crescimento. Elas não pensam em suas habilidades como fixas, mas sim como flexíveis. E quando confrontadas com um revés, elas tentam mais. Elas adotam uma nova estratégia. Elas continuam buscando uma solução.

4. O DOR TRÁS INSIGHT VALIOSO

As experiências mais dolorosas podem ajudar a refinar o que você quer e o que você não quer na vida. Falha, decepção – todos podem ser usados ​​como um meio de refletir e dizer: “isso não funcionou. Não era o ajuste certo. Então, o que eu realmente quero? “Lembre-se que fomos feitos para nos adaptar. Então abrace essa força e use cada experiência como uma ferramenta para ajudá-lo a aprender mais sobre você e o que você realmente deve ter na vida.

5. RECONHEÇA QUE A FALHA É INEVITÁVEL

Você vai falhar. E é apenas parte do processo. Qualquer pessoa bem-sucedida irá dizer-lhe isso. Mas o fracasso oferece insights e correções inerentes das formas defeituosas de abordar um problema. Não há professor tão impactante quanto a picada do fracasso. E nenhuma lição de resiliência melhor do que a queimadura da rejeição. Mas se você usar essas experiências como informações únicas e ajustar sua estratégia e se chegar mais perto da próxima vez, você terá uma vantagem que ninguém mais tem.

#DiaDeSMMV

Header image © shutterstock/Photographee.eu